sexta-feira, 31 de maio de 2013

Educação !!!

Sei que educar um filho não é tarefa fácil, hoje em dia então, com a vida tão "moderna" acredito que seja pior ainda do que na minha época. Venho de uma geração em que as mães estavam em casa todo o tempo, não precisavam trabalhar como hoje..e com certeza a educação é outra. Mas claro que também precisa saber educar e querer isso.

Não adianta ser presente e ao invés de tentar fazer o certo perder a paciência com facilidade, não se dedicar etc...Estava pensando nisso depois de uma matéria que vi no jornal, não me lembro se foi jornal ou algum desses programas de domingo...que falava sobre os professores que estão recebendo ameaças dos alunos, etc...Aí fiquei lembrando da minha época de estudante. Sempre havia aquele aluno mais peralta, que aprontava, mas até isso era mais ingênuo que agora, era coisa de criança mesmo...Nada comparado ao que acontece hoje.

Mas também me lembro que esse respeito que tínhamos pelos professores era algo natural, que vinha da educação, mas não era preciso dizer as coisas...por exemplo, não me lembro dos meus pais terem dito para mim que precisava respeitar os professores, etc...eu respeitava porque sabia que tinha que respeitar. Assim como tinha que respeitar os mais velhos, os pais, etc. Hoje não pode dar uma palmadinha no filho, mas o filho pode chamar os pais de tudo quanto é nome...então qual a lógica?! Não há respeito nem dentro de casa.

Não sou a favor de bater, mas tem uma distância enorme em dar uma palmadinha de correção (no caso do diálogo não funcionar) de uma agressão. Meus pais apanharam de vara de marmelo e nem por isso são revoltados..rs. Claro que tudo no diálogo é mais produtivo..Agora vejam a cena que reflete bem os pais de hoje:

Estava eu aguardando meu almoço no shopping...quando ouvi uma mulher dizer : "Vocês precisam comer salada! Quem não come salada pega câncer e morre.” E ela enfatizou ainda (como se precisasse depois do que havia acabado de dizer). “ Se não comerem salada vão ter câncer e vão morrer".

Olhei para trás e a mulher estava falando com duas crianças que não deviam ter mais que 7 anos cada. Imagina a cabeça da criança absorvendo essa informação!!

É legal ser realista, mas no caso a mulher estava relatado um caos desnecessário. Tem tantas formas de dizer que comer salada é bom...rs. E não necessariamente elas terão câncer se não comer salada..então a grosso modo era uma tempestade num copo d água mentirosa ainda..rs.

Tive vontade de dizer algo....mas só a olhada que dei para a mulher já disse muito...rs

Outra situação, hoje logo às 06 da manhã....a vizinha nada histérica grita com a sua filha que estava atrasada para ir à escola: " Vai logo sua lesada, lerda!"

Tinha ódio na voz da vizinha...aff...depois a criança cresce cheia de medos, inseguranças, imagina, se a mãe diz isso que ela é lesada e lerda...a pessoa passa a acreditar nisso e leva isso para a vida toda...Haja dinheiro para pagar psicólogo depois.... Sei que logo logo vou passar por situações inéditas em que perderei a paciência, darei bronca, não saberei literalmente o que fazer..rs.

O primeiro filho sempre sofre mais..rs. (dizem)..mas peço a Deus que me dê sabedoria para lidar com todo tipo de situação para ser uma mãe dedicada e firme,quando necessário. Bronca tb é sinal de carinho né?! Mas não de forma degenerativa...mas sim disciplinar. Deus me ajude para nunca fazer igual essas duas mulheres mães..que assisti e ouvir nesses últimos dias..rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário